Todos os países: um guia para as nações do mundo
Você já se perguntou quantos países existem no mundo? Ou o que torna um país diferente de outras entidades políticas? Ou quais são alguns dos fatos mais interessantes sobre diferentes países? Se você tem curiosidade sobre o mundo e sua diversidade, este artigo é para você. Neste artigo, você aprenderá o que é um país, quantos países existem no mundo, como os países são classificados e alguns fatos fascinantes sobre diferentes países. Você também encontrará alguns recursos para ajudá-lo a aprender mais sobre diferentes países. Então vamos começar!
O que é um país?
Um país é uma entidade política que tem um território definido, uma população permanente, um governo e a capacidade de estabelecer relações com outros países. Um país também é conhecido como um estado, uma nação ou um estado soberano. No entanto, nem todas as entidades políticas que atendem a esses critérios são consideradas como países pela comunidade internacional. Por exemplo, Taiwan, Kosovo e Palestina não são reconhecidos como países por alguns ou todos os outros países do mundo. Por outro lado, algumas entidades políticas que não atendem a esses critérios são consideradas como países pela comunidade internacional. Por exemplo, a Cidade do Vaticano, Mônaco e Nauru são reconhecidos como países, embora tenham territórios e populações muito pequenos. Portanto, a definição de um país nem sempre é clara e pode depender de vários fatores, como história, cultura, política e lei.
all countries
Quantos países existem no mundo?
A lista oficial de países
A lista de países mais amplamente aceita no mundo é baseada na adesão à Organização das Nações Unidas (ONU), uma organização internacional que visa manter a paz e a segurança, promover a cooperação e proteger os direitos humanos. Em junho de 2023, havia 193 estados membros da ONU.No entanto, esta lista não inclui dois estados observadores da ONU: a Santa Sé (sede da Igreja Católica) e o Estado da Palestina (um estado parcialmente reconhecido que reivindica soberania sobre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza). Portanto, se incluirmos esses dois estados observadores, existem 195 países no mundo de acordo com a lista da ONU.
Os países disputados e não reconhecidos
No entanto, a lista da ONU não reflete a realidade de algumas regiões do mundo onde há disputas ou conflitos sobre soberania e reconhecimento. Existem várias entidades políticas que afirmam ser países independentes, mas não são reconhecidas pela maioria ou por todos os outros países do mundo. Algumas dessas entidades têm controle de fato sobre seus territórios e estabeleceram seus próprios governos, enquanto outras têm pouco ou nenhum controle sobre seus territórios e dependem de apoio externo. Alguns exemplos desses países disputados e não reconhecidos são:
Taiwan : Uma ilha autônoma reivindicada pela China como parte de seu território. Taiwan tem sua própria constituição, presidente, parlamento, forças armadas e moeda. No entanto, é reconhecido apenas por outros 15 países.
Kosovo: Uma região sem litoral no sudeste da Europa que declarou sua independência da Sérvia em 2008 após um conflito violento. Kosovo tem seu próprio governo, bandeira, hino e moeda. No entanto, é reconhecido apenas por outros 98 países.
Somalilândia : Uma república autodeclarada na África Oriental que se separou da Somália em 1991 após uma guerra civil. A Somalilândia tem seu próprio governo, bandeira, hino e moeda. No entanto, não é reconhecido por nenhum outro país.
Existem muitos outros países disputados e não reconhecidos no mundo, como Abkhazia, Nagorno-Karabakh, Transnístria : Uma estreita faixa de terra entre a Moldávia e a Ucrânia que declarou sua independência da Moldávia em 1990, após uma breve guerra. A Transnístria tem seu próprio governo, bandeira, hino e moeda.No entanto, não é reconhecido por nenhum outro país.
Chipre do Norte : Uma república autoproclamada na parte norte da ilha de Chipre que se separou da República de Chipre em 1974 após uma invasão turca. Chipre do Norte tem seu próprio governo, bandeira, hino e moeda. No entanto, só é reconhecido pela Turquia.
Ossétia do Sul: Uma região montanhosa no sul do Cáucaso que declarou sua independência da Geórgia em 1991 após um conflito violento. A Ossétia do Sul tem seu próprio governo, bandeira, hino e moeda. No entanto, é reconhecido apenas pela Rússia e outros quatro países.
Saara Ocidental : Um território disputado no norte da África que foi colonizado pela Espanha até 1975 e depois reivindicado por Marrocos e pela República Árabe Saaraui Democrática (RASD), um estado autoproclamado liderado pela Frente Polisario, um movimento de libertação. O Saara Ocidental tem seu próprio governo, bandeira, hino e moeda. No entanto, é reconhecido apenas por outros 40 países.
Estes são apenas alguns dos exemplos da situação complexa e dinâmica dos países do mundo. Existem muitos outros fatores que afetam o reconhecimento e o status dos países, como laços históricos, afinidades culturais, interesses geopolíticos, benefícios econômicos e questões de direitos humanos.
Como os países são classificados?
Por continente
Uma das formas mais comuns de classificar os países é pela sua localização em diferentes continentes. Um continente é uma grande massa de terra separada de outras massas de terra por oceanos ou outras características naturais. Existem sete continentes no mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália (ou Oceania) e Antártica. No entanto, alguns geógrafos e regiões podem ter diferentes definições de continentes com base em suas características físicas ou culturais. Por exemplo, algumas pessoas consideram a Europa e a Ásia como um continente chamado Eurásia, enquanto outras consideram as Américas do Norte e do Sul como um continente chamado América.
A tabela a seguir mostra quantos países existem em cada continente e quais são os maiores e os menores por área e população:
Continente
Número de países
Maior país por área
Maior país em população
Menor país por área
Menor país por população
África
54
Argélia (2,38 milhões de km)
Nigéria (214 milhões)
Seicheles (452 km)
Seicheles (98 mil)
Ásia
48
Rússia (13,1 milhões de km)
China (1,4 bilhão)
Maldivas (298 km)
Maldivas (541 mil)
Europa
44
Rússia (3,96 milhões de km)
Rússia (146 milhões)
Cidade do Vaticano (0,44 km)
Cidade do Vaticano (801)
América do Norte
23
Canadá (9,98 milhões de km)
Estados Unidos (332 milhões)São Cristóvão e Nevis (261 km)
Montserrat (4,9 mil)
América do Sul
12
Brasil (8,51 milhões de km)
Brasil (213 milhões)
Suriname (163 mil km)
Suriname (587 mil)
Austrália (ou Oceania)
14
Austrália (7,69 milhões de km)
Austrália (25,7 milhões)
Nauru (21 km)
Nauru (10,8 mil)
Antártica
0
N / D
N / D
N / D
N / D
por desenvolvimento
Outra forma de classificar os países é pelo seu nível de desenvolvimento econômico e social. O desenvolvimento é um processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas, aumentando sua renda, saúde, educação e outros aspectos. Existem diferentes formas de medir o desenvolvimento, como o produto interno bruto (PIB) per capita, que é o valor total de bens e serviços produzidos em um país dividido por sua população, ou o índice de desenvolvimento humano (IDH), que é um indicador composto que combina expectativa de vida, educação e renda. Com base nessas medidas, os países podem ser classificados em três grandes categorias: países desenvolvidos, em desenvolvimento e menos desenvolvidos.
Os países desenvolvidos são aqueles que têm um alto nível de desenvolvimento e um alto padrão de vida. Eles geralmente têm uma economia forte, um sistema político estável, uma população bem educada e um bom sistema de saúde.Alguns exemplos de países desenvolvidos são Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França e Reino Unido.
Os países em desenvolvimento são aqueles que apresentam um nível de desenvolvimento médio ou baixo e um padrão de vida mais baixo. Eles geralmente têm uma economia mais fraca, um sistema político menos estável, uma população menos educada e um sistema de saúde mais pobre. Alguns exemplos de países em desenvolvimento são China, Índia, Brasil, México, África do Sul e Indonésia.
Os países menos desenvolvidos são aqueles que têm o menor nível de desenvolvimento e o menor padrão de vida. Eles geralmente enfrentam sérios desafios, como pobreza, fome, doenças, analfabetismo e conflitos. Alguns exemplos de países menos desenvolvidos são Afeganistão, Haiti, Somália, Sudão, Iêmen e Zâmbia.
pelo governo
Uma terceira maneira de classificar os países é pelo seu tipo de governo. Governo é o sistema ou instituição que faz e faz cumprir as regras e leis de um país. Existem diferentes tipos de governo com base em como são formados, como operam e como distribuem o poder entre diferentes grupos ou indivíduos. Alguns dos tipos mais comuns de governo são:
Democracia: Forma de governo em que o povo tem o poder de escolher seus líderes e influenciar suas políticas por meio de eleições livres e justas. Alguns exemplos de democracia são os Estados Unidos, Índia, França e Austrália.
Monarquia: Uma forma de governo em que o poder é herdado por uma única pessoa que é o chefe de estado, geralmente chamada de rei ou rainha. Algumas monarquias são constitucionais, onde o monarca tem poder limitado ou simbólico e o compartilha com um parlamento eleito ou outros órgãos. Alguns exemplos de monarquia constitucional são o Reino Unido, o Japão e o Canadá. Algumas monarquias são absolutas, onde o monarca tem poder ilimitado ou total e não o divide com ninguém. Alguns exemplos de monarquia absoluta são Arábia Saudita, Brunei e Suazilândia.
Ditadura: Forma de governo em que o poder está concentrado nas mãos de uma única pessoa ou de um pequeno grupo que governa com força e repressão. Eles geralmente não permitem eleições livres e justas, liberdade de expressão ou direitos humanos. Alguns exemplos de ditadura são a Coreia do Norte, a China e Cuba.
República: Forma de governo em que o poder é exercido pelo povo e seus representantes eleitos por ele. O chefe de estado é geralmente chamado de presidente e não é um monarca. Alguns exemplos de república são Brasil, México e África do Sul.
Federal: Uma forma de governo onde o poder é dividido entre um governo central ou nacional e vários governos regionais ou estaduais. Cada nível de governo tem sua própria autoridade e responsabilidades. Alguns exemplos de governo federal são os Estados Unidos, a Alemanha e a Índia.
Unitário: Uma forma de governo onde o poder é centralizado em um governo único ou nacional que controla todos os aspectos do país. Os governos regionais ou locais têm pouca ou nenhuma autonomia e dependem do governo central. Alguns exemplos de governo unitário são a França, a China e o Japão.
Estes são apenas alguns dos tipos de governo que existem no mundo. Existem muitos outros tipos e variações de governo que podem combinar diferentes elementos ou características desses tipos.
Quais são alguns fatos interessantes sobre os países?
Os países mais antigos e mais jovens
Um dos fatos interessantes sobre os países é sua idade ou há quanto tempo existem como estados independentes. A idade de um país pode ser medida por diferentes critérios, como a data de sua declaração de independência, reconhecimento por outros países, constituição ou formação. Com base nesses critérios, alguns dos países mais antigos e mais jovens do mundo são:
O país mais antigo do mundo é San Marino, um pequeno país sem litoral no sul da Europa que afirma ter sido fundado em 301 DC por um pedreiro cristão chamado Marinus, que fugiu da perseguição do Império Romano. San Marino é também um dos menores países do mundo com uma área de 61 km e uma população de 34 mil.
O país mais jovem do mundo é o Sudão do Sul, um país sem litoral na África Oriental que conquistou sua independência do Sudão em 2011, após uma longa guerra civil. O Sudão do Sul é também um dos países mais pobres e conflituosos do mundo, com uma área de 619 mil km e uma população de 11 milhões.
Os maiores e menores países
Outro fato interessante sobre os países é seu tamanho ou quão grandes eles são em termos de área e população. O tamanho de um país pode ter impacto em sua economia, meio ambiente, cultura e política. Com base nessas medidas, alguns dos maiores e menores países do mundo são:
O maior país do mundo em área é a Rússia, que abrange dois continentes (Europa e Ásia) e cobre 17,1 milhões de km, o que representa cerca de 11% da área terrestre do mundo. A Rússia também é o nono maior país em população, com 146 milhões de pessoas.
O maior país do mundo em população é a China, que ocupa a maior parte do leste da Ásia e cobre 9,6 milhões de km, o que representa cerca de 6% da área terrestre do mundo. A China também é o terceiro maior país em área e tem 1,4 bilhão de pessoas, o que representa cerca de 18% da população mundial.
O menor país do mundo em área é a Cidade do Vaticano, localizada em Roma, na Itália, e cobre 0,44 km, o que representa cerca de 0,00003% da área terrestre do mundo. A Cidade do Vaticano também é o menor país do mundo em população com 801 pessoas, o que representa cerca de 0,00001% da população mundial.
O menor país do mundo em população e área é Nauru, que é uma nação insular no Oceano Pacífico e cobre 21 km, o que representa cerca de 0,00014% da área terrestre do mundo. Nauru também tem 10,8 mil habitantes, o que representa cerca de 0,00014% da população mundial.
Os países mais ricos e mais pobres
Um terceiro fato interessante sobre os países é sua riqueza ou quanto dinheiro eles têm ou ganham em termos de produto interno bruto (PIB) per capita e índice de desenvolvimento humano (IDH). O PIB per capita é o valor total de bens e serviços produzidos em um país dividido por sua população, enquanto o IDH é um indicador composto que combina expectativa de vida, educação e renda. Ambas as medidas refletem o bem-estar econômico e social de um país. Com base nessas medidas, alguns dos países mais ricos e mais pobres do mundo são:
O país mais rico do mundo em PIB per capita é o Catar, que é um país pequeno, mas rico em petróleo, no Oriente Médio e tem um PIB per capita de $ 132.886 em 2020. O Catar também está classificado em 41º lugar pelo IDH com uma pontuação de 0,848 em 1.
O país mais rico do mundo em IDH é a Noruega, que é um país nórdico no norte da Europa e tem uma pontuação de IDH de 0,957 em 1 em 2019. A Noruega também está em 6º lugar em PIB per capita com $ 75.419 em 2020.
O país mais pobre do mundo em PIB per capita é o Burundi, que é um país sem litoral na África Oriental e tem um PIB per capita de $ 261 em 2020. O Burundi também está classificado em 185º lugar pelo IDH com uma pontuação de 0,433 em 1.
O país mais pobre do mundo pelo IDH é o Níger, que é um país sem litoral na África Ocidental e tem uma pontuação de IDH de 0,394 em 1 em 2019. O Níger também está classificado em 182º por PIB per capita com $ 477 em 2020.
Os países mais diversos e homogêneos
Um quarto fato interessante sobre os países é sua diversidade ou quanta variedade eles têm em termos de grupos étnicos, linguísticos, religiosos e culturais.A diversidade pode ter efeitos positivos, como estimular a criatividade, a inovação e a tolerância, mas também pode ter efeitos negativos, como causar conflitos, discriminação e fragmentação. Com base nesses aspectos, alguns dos países mais diversos e homogêneos do mundo são:
O país mais diversificado do mundo por etnia é Papua Nova Guiné, que é uma nação insular na Oceania e tem mais de 1.000 grupos étnicos diferentes que falam mais de 800 idiomas diferentes. A Papua Nova Guiné também é muito diversa em religião e cultura.
O país mais diverso do mundo por idioma é a Índia, que é um grande país no sul da Ásia e tem mais de 1,3 bilhão de pessoas que falam mais de 450 idiomas diferentes que pertencem a quatro grandes famílias linguísticas: indo-ariana, dravidiana, austro-asiática e tibeto-birmanesa. A Índia também é muito diversificada por etnia, religião e cultura.
O país com maior diversidade religiosa do mundo é a Indonésia, que é um país arquipélago no Sudeste Asiático e tem mais de 270 milhões de pessoas que seguem seis religiões oficiais: islamismo, cristianismo, hinduísmo, budismo, confucionismo e animismo. A Indonésia também é muito diversificada por etnia e idioma.
O país mais homogêneo do mundo por etnia é o Japão, que é uma nação insular no leste da Ásia e tem mais de 98% de sua população pertencente ao grupo étnico japonês que fala japonês como língua nativa. O Japão também é relativamente homogêneo em religião e cultura.
O país mais homogêneo do mundo por idioma é a Islândia, que é uma nação insular no Atlântico Norte e tem mais de 99% de sua população falando islandês como língua nativa. O islandês é uma língua germânica do norte que mudou pouco desde suas raízes nórdicas antigas. A Islândia também é relativamente homogênea por etnia e religião.
O país mais homogêneo do mundo em religião é a Cidade do Vaticano, que é o menor país do mundo e sede da Igreja Católica.A Cidade do Vaticano tem 100% de sua população seguindo o catolicismo como religião oficial. A Cidade do Vaticano também é relativamente homogênea por etnia e idioma.
Os países mais felizes e os mais infelizes
Um quinto fato interessante sobre os países é sua felicidade ou quão satisfeitos seus povos estão com suas vidas. A felicidade pode ser influenciada por vários fatores, como renda, saúde, educação, liberdade, apoio social, generosidade e corrupção. Existem diferentes maneiras de medir a felicidade, como a pontuação de felicidade ou bem-estar, que é baseada em pesquisas que perguntam às pessoas o quão felizes elas são em uma escala de 0 a 10. Com base nessa medida, alguns dos países mais felizes e infelizes do mundo são:
O país mais feliz do mundo é a Finlândia, que é um país nórdico no norte da Europa e tem uma pontuação de felicidade de 7,84 em 10 em 2020. A Finlândia também é classificada como alta por outros indicadores, como PIB per capita, expectativa de vida, educação, liberdade, apoio social, generosidade e corrupção.
O país mais infeliz do mundo é o Afeganistão, que é um país sem litoral no sul da Ásia e tem uma pontuação de felicidade de 2,52 em 10 em 2020. O Afeganistão também é classificado como baixo por outros indicadores, como PIB per capita, expectativa de vida, educação, liberdade, apoio social, generosidade e corrupção.
Como você pode aprender mais sobre diferentes países?
Como você pode ver, existem muitos fatos e informações interessantes sobre diferentes países do mundo. No entanto, este artigo apenas arranha a superfície da diversidade e complexidade das nações do mundo. Se você quiser aprender mais sobre diferentes países, pode usar vários recursos, como livros, sites, podcasts, documentários etc. Aqui estão alguns exemplos de recursos que você pode usar para explorar mais sobre diferentes países:
Livros: Você pode ler livros que fornecem uma visão geral ou uma análise detalhada de diferentes países ou regiões do mundo.Alguns exemplos de livros são The World: A Brief Introduction de Richard Haass, Prisoners of Geography: Ten Maps That Explain Everything About the World de Tim Marshall e Factfulness: Ten Reasons We're Wrong About the World and Why Things Are Better Than You Think de Hans Rosling.
Sites: Você pode visitar sites que fornecem dados ou informações sobre diferentes países ou regiões do mundo. Alguns exemplos de sites são The World Factbook da CIA, The World Bank Data do The World Bank Group e The World Happiness Report das Nações Unidas.
Podcasts: você pode ouvir podcasts que discutem ou entrevistam pessoas de diferentes países ou regiões do mundo. Alguns exemplos de podcasts são The World Next Week, do Conselho de Relações Exteriores, The Worldly Wise, da BBC, e The Atlas Obscura Podcast, da Atlas Obscura.
Documentários: Você pode assistir a documentários que mostram ou explicam diferentes aspectos de diferentes países ou regiões do mundo. Alguns exemplos de documentários são Planet Earth da BBC, Human Planet da BBC e Our Planet da Netflix.
Estes são apenas alguns dos recursos que você pode usar para aprender mais sobre diferentes países. Existem muitos outros recursos que você pode encontrar online ou offline que podem ajudá-lo a expandir seu conhecimento e compreensão do mundo e sua diversidade. Ao aprender mais sobre diferentes países, você também pode aprender mais sobre você e seu lugar no mundo.
Conclusão
Em conclusão, este artigo forneceu um breve guia para as nações do mundo. Você aprendeu o que é um país, quantos países existem no mundo, como os países são classificados e alguns fatos interessantes sobre diferentes países. Você também aprendeu alguns recursos que pode usar para aprender mais sobre diferentes países. Esperamos que este artigo tenha despertado sua curiosidade e interesse pelo mundo e sua diversidade.Lembre-se, o mundo é um lugar grande e bonito e sempre há algo novo para descobrir e aprender. Então, o que você está esperando? Comece a explorar o mundo hoje!
perguntas frequentes
Qual é a diferença entre um país e uma nação?
Um país é uma entidade política que tem um território definido, uma população permanente, um governo e a capacidade de estabelecer relações com outros países. Uma nação é uma entidade cultural que tem uma identidade, história, língua, religião e valores comuns. Um país e uma nação podem ou não coincidir. Por exemplo, a França é um país e uma nação, pois tem um território definido e um governo, bem como uma identidade e cultura comuns. No entanto, o Curdistão não é um país, mas uma nação, pois não possui um território definido ou um governo, mas possui uma identidade e uma cultura comuns.
Qual a diferença entre um continente e uma região?
Um continente é uma grande massa de terra separada de outras massas de terra por oceanos ou outras características naturais. Uma região é uma área menor definida por suas características físicas ou culturais. Um continente pode conter várias regiões dentro dele. Por exemplo, a África é um continente que contém regiões como Norte da África, África Ocidental, África Oriental, África Central e África Meridional.
Qual a diferença entre PIB e IDH?
PIB significa produto interno bruto, que é o valor total de bens e serviços produzidos em um país em um determinado período de tempo. IDH significa índice de desenvolvimento humano, que é um indicador composto que combina expectativa de vida, educação e renda. O PIB mede o desempenho econômico de um país, enquanto o IDH mede o bem-estar social de um país.
Quais são alguns dos benefícios e desafios da diversidade?
Diversidade refere-se à variedade de grupos étnicos, linguísticos, religiosos e culturais em um país ou no mundo.A diversidade pode trazer benefícios como fomentar a criatividade, inovação e tolerância, bem como desafios como causar conflitos, discriminação e fragmentação. A diversidade pode ser gerenciada promovendo respeito, diálogo, cooperação e inclusão entre diferentes grupos.
Quais são algumas das fontes de felicidade e infelicidade?
Felicidade e infelicidade são estados mentais subjetivos que dependem de vários fatores, como fatores pessoais, sociais, ambientais e genéticos. Felicidade e infelicidade podem ser influenciadas por fatores como renda, saúde, educação, liberdade, apoio social, generosidade e corrupção. No entanto, esses fatores não são as únicas ou as mais importantes fontes de felicidade e infelicidade. Felicidade e infelicidade também podem ser influenciadas por fatores como gratidão, otimismo, propósito, significado, relacionamentos, hobbies e espiritualidade. A felicidade e a infelicidade podem ser aumentadas ou reduzidas pela adoção de hábitos, atitudes e comportamentos positivos ou negativos. 0517a86e26
Comments